Promete ser o melhor "mundial" de sempre da história do basebol. O mal amado World Baseball Classic nunca despertou tanta atenção.
Os primórdios desta competição mundial deu-se pelo nome de Baseball World Cup. Torneio sancionado pela IBAF - International Baseball Federation, teve a sua primeira edição em 1938 e decorreu até 2011, contando com 39 edições. Nunca foi uma competição totalmente difundida, e com regras de qualificação inexistentes, funcionando muito por convite. Só a partir da edição de 1998 é que foi aberta a jogadores profissionais, mas não a jogadores da MLB (Major League Baseball), apenas contando com profissionais da MiLB (Minor League Baseball). Esta competição foi dominada por Cuba, que a conseguiu vencer 25 vezes.
Só em 2006, com o aparecimento do World Baseball Classic, organizado em parceria com a MLB, é que tivemos pela primeira vez alguns Major Leaguers a participar.
Mas só em 2011, após o basebol sair do calendário Olímpico em 2008, e por iniciativa da MLB, juntamente com a recém criada WBSC (World Baseball and Softball Confederation), surgiu a ideia de coroar como campeão mundial de basebol o vencedor do WBC. Até ao momento tivemos 4 edições, sempre com a participação de 16 equipas, com o Japão a vencer as duas primeiras (2006 e 2009), República Dominicana em 2013 e os EUA em 2017. A quinta edição surge em 2023, devido a atrasos provocados pela pandemia do COVID-19, mas o plano será repetir-se a cada quatro anos.
Agora em 2023, temos 20 nações a disputar o título de campão mundial de basebol
As 16 equipas que participaram no WBC de 2017 estão todas qualificadas directamente, sendo:
- Canadá
- China
- China Taipé
- Cuba
- República Dominicana
- Itália
- Japão
- Países Baixos
- Porto Rico
- República da Coreia
- EUA
- Venezuela
- Austrália
- México
- Colômbia
- Israel
Ao que se junta quatro equipas do qualifier disputado em Setembro e Outubro de 2022:
- Grã-Bretanha
- República Checa
- Panamá
- Nicarágua
No madrugada de 08 de Março, às 04h00 começa esta edição do WBC
O primeiro jogo agendado opõe os Países Baixos a Cuba, e no mesmo dia China Taipé defronta o Panamá às 11h00. As 20 equipas estão organizadas em cinco grupos que realizam os seus jogos em diferentes partes do globo. O Grupo A, consiste na China Taipé, Países Baixos, Cuba, Itália e Panamá, e jogam em Taichung (China Taipé).
O Grupo B tem o Japão, República da Coreia, Austrália, China e República Checa, e vão realizar os seus jogos no famoso Tokyo Dome, que também vai receber jogos dos quartos-de-final. O Grupo C contam com os campeões EUA, México, Colômbia, Canadá e Grã-Bretanha, e jogam em Phoenix, no Chase Field, casa dos Arizona Diamondbacks. No Grupo D jogam Porto Rico, Venezuela, República Dominicana, Israel e Nicarágua, e vão jogar no estádio dos Miami Marlins, local onde também se jogam quartos, meias e a final do WBC.
Vamos continuar a acompanhar esta edição do WBC, que conta com lineups dignos de campeonato mundial da modalidade, com diversas estrelas do MLB presentes.
PT Sports
Paixão por desporto!
Comments