top of page
Foto do escritorPT Sports

WORLD BASEBALL CLASSIC 2023

Promete ser o melhor "mundial" de sempre da história do basebol. O mal amado World Baseball Classic nunca despertou tanta atenção.


Os primórdios desta competição mundial deu-se pelo nome de Baseball World Cup. Torneio sancionado pela IBAF - International Baseball Federation, teve a sua primeira edição em 1938 e decorreu até 2011, contando com 39 edições. Nunca foi uma competição totalmente difundida, e com regras de qualificação inexistentes, funcionando muito por convite. Só a partir da edição de 1998 é que foi aberta a jogadores profissionais, mas não a jogadores da MLB (Major League Baseball), apenas contando com profissionais da MiLB (Minor League Baseball). Esta competição foi dominada por Cuba, que a conseguiu vencer 25 vezes.


Só em 2006, com o aparecimento do World Baseball Classic, organizado em parceria com a MLB, é que tivemos pela primeira vez alguns Major Leaguers a participar.


Mas só em 2011, após o basebol sair do calendário Olímpico em 2008, e por iniciativa da MLB, juntamente com a recém criada WBSC (World Baseball and Softball Confederation), surgiu a ideia de coroar como campeão mundial de basebol o vencedor do WBC. Até ao momento tivemos 4 edições, sempre com a participação de 16 equipas, com o Japão a vencer as duas primeiras (2006 e 2009), República Dominicana em 2013 e os EUA em 2017. A quinta edição surge em 2023, devido a atrasos provocados pela pandemia do COVID-19, mas o plano será repetir-se a cada quatro anos.



Agora em 2023, temos 20 nações a disputar o título de campão mundial de basebol


As 16 equipas que participaram no WBC de 2017 estão todas qualificadas directamente, sendo:

- Canadá

- China

- China Taipé

- Cuba

- República Dominicana

- Itália

- Japão

- Países Baixos

- Porto Rico

- República da Coreia

- EUA

- Venezuela

- Austrália

- México

- Colômbia

- Israel


Ao que se junta quatro equipas do qualifier disputado em Setembro e Outubro de 2022:

- Grã-Bretanha

- República Checa

- Panamá

- Nicarágua


No madrugada de 08 de Março, às 04h00 começa esta edição do WBC


O primeiro jogo agendado opõe os Países Baixos a Cuba, e no mesmo dia China Taipé defronta o Panamá às 11h00. As 20 equipas estão organizadas em cinco grupos que realizam os seus jogos em diferentes partes do globo. O Grupo A, consiste na China Taipé, Países Baixos, Cuba, Itália e Panamá, e jogam em Taichung (China Taipé).



O Grupo B tem o Japão, República da Coreia, Austrália, China e República Checa, e vão realizar os seus jogos no famoso Tokyo Dome, que também vai receber jogos dos quartos-de-final. O Grupo C contam com os campeões EUA, México, Colômbia, Canadá e Grã-Bretanha, e jogam em Phoenix, no Chase Field, casa dos Arizona Diamondbacks. No Grupo D jogam Porto Rico, Venezuela, República Dominicana, Israel e Nicarágua, e vão jogar no estádio dos Miami Marlins, local onde também se jogam quartos, meias e a final do WBC.



Vamos continuar a acompanhar esta edição do WBC, que conta com lineups dignos de campeonato mundial da modalidade, com diversas estrelas do MLB presentes.


PT Sports

Paixão por desporto!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page