O Grand Slam de terra batida iniciou-se esta semana, com o torneio de qualificação, e termina a 11 de Outubro.
O quadro principal entra em campo a 27 de Setembro. Este será um dos anos mais imprevisíveis em termos de resultados. Vamos ver quem são os favoritos em 2020
Favoritos Quadro Masculino
Rafael Nadal - 12 títulos de campeão em Paris é o que Nadal tem no currículo, mas chega ao torneio este ano com apenas o ATP Cup, Australian Open, ATP Acapulco, e ATP Masters Roma, jogados este ano, onde venceu apenas no México. Na semana passada foi eliminado nos quartos de final em Roma, pelo argentino Diego Schwartzman. Ainda assim Nadal apresenta-se como um favorito natural à vitória, o que seria também o seu 20º Grand Slam, igualando Roger Federer.
Novak Djokovic - a palavra chave para Djokovic será "auto-controlo". A eliminação do US Open, após ter atingido, sem intenção, uma juiz de linha com uma bola, poderia ter sido evitada, mas certamente que pesou em Novak, que tinha caminho aberto para o título em Flushing Meadows. Na semana passada venceu o ATP Masters em Roma, mas na meia-final envolveu-se numa acesa troca de palavras com o árbitro principal, o que demonstra que Djokovic não está com a força mental a que no habituou. Djokovic apenas tem um título em Roland Garros, mas é o número 1 mundial, e provavelmente o jogador em melhor forma ctualmente.
Dominic Thiem - apresenta-se em Paris como vencedor do US Open. Na final em New York frente a Alexander Zverev, que venceu em 5 sets, após estar a perder por 0-2 em sets. Thiem é um jogador que se sente em casa na terra batida, e ter vencido em Flushing Meadows deixa-o numa posição de grande confiança para tentar uma terceira presença consecutiva na final em Roland Garros. No entanto falta concretizar vencer a Final, onde nos dois últimos anos defrontou Rafael Nadal, que o derrotou. Talvez seja este o ano do austriaco, que também já marcou presença na Final do Australian Open em Janeiro, onde perdeu para Djokovic.
Favoritas Quadro Feminino
Simona Halep - vencedora em Roland Garros em 2018, apresenta-se em boa forma. Está numa série de 14 vitórias seguidas, e na semana passada venceu o WTA Roma, perdendo apenas um set, para Garbine Muguruza na meia-final. Terra batida é a superfície de Halep, onde a romena já venceu 22 títulos WTA. Ashleigh Barty, campeã em título, não estará presente, deixando a porta aberta para Simona Halep.
Garbine Muguruza - já venceu em Paris em 2016. Garbine é das tenistas mais activas neste ano atípico de 2020, já tendo participado em 7 torneios, mas não venceu nenhum. Em Janeiro perdeu a Final do Australian Open para Sofia Kenin, já a semana passada foi eliminada nas meias-finais, em Roma, por Halep em 3 sets.
Victoria Azarenka - está de volta ao seu melhor ténis, após se ter concentrado na maternidade e na sua vida pessoal nos últimos anos. No US Open, encantou. Vicka está forte, física e mentalmente. Chegou à Final em New York, perdendo para Naomi Osaka. Na semana passada, no WTA Roma, foi eliminada nos quartos por Garbine Muguruza, em 3 sets. Vicka nunca passou da meia-final em Paris, onde perdeu em 2013 para Maria Sharapova.
Portugueses
Apenas João Sousa tem acesso directo ao quadro principal. Mais três portugueses participam no quadro de qualificação. Pedro Sousa e João Domingues já foram entretanto eliminados. Já Frederico Silva, disputa amanhã a Final de acesso ao quadro principal, contra Tomás Machac, tenista de 19 anos da República Checa.
Onde ver
Todo o torneio será transmitido no Eurosport Portugal.
Commentaires