Serena Williams foi eliminada na primeira ronda em Wimbledon, na terça-feira.
Serena e Venus, as manas Williams desde cedo foram encorajadas pelo seu pai, Richard Williams, a sonhar alto. Venus sonhava em vencer Wimbledon enquanto que Serena sonhava com o US Open. Ambas venceram os dois Grand Slams, por diversas vezes.
Ao longo dos anos Serena apixaonou-se por Wimbledon, também. Venceu 'The Championships' por sete vezes, sendo a última em 2016. Ainda assim atrás de Martina Navratilova, que conta com 9 títulos de campeã.
Esta passada terça-feira, Serena teve que abandonar o seu jogo com uma lesão na perna, devido a uma queda durante o primeiro set, quando estava empatada a três jogos, contra Aliaksandra Sasnovich. Foi assistida e tentou retomar o encontro, mas acabou por se retirar em lágrimas e com o público a aplaudir de pé.
Com o seu incrivel palmarés, mas ainda mais, com a capacidade do seu ténis, por vezes esquecemo-nos que Serena já tem 39 anos. A última vitória num Grand Slam ocorreu em 2017 no Australian Open. Desde 2019 que não alcança uma final de um desses torneios. Desde que se tornou profissional nuca esteve tanto tempo sem vencer um Grand Slam, agora já lá vão 18 torneios, apesar de não ter participado em alguns, devido a maternidade e à pandemia.
Será que ainda vamos ver Serena a vencer um Grand Slam?
Serena é aclamada, e com justiça, a melhor de sempre, 'The GOAT' do ténis feminino. Conta com 23 títulos em Grand Slams, um atrás da recordista Margaret Court, mas a Australiana conta com 11 só no Australian Open, numa altura onde muitas das melhores tenistas mundiais não viajavam à Austrália para o torneio.
Talvez quem possa rivalizar mais com a hegemonia de Serena seja Steffi Graff. Steffi conta com 22 títulos do Grand Slam, menos um que Serna Williams. Venceu 20 desses títulos num espaço de apenas nove anos, e retirou-se ainda no seu prime, com apenas 30 anos! Mas justiça seja feita a Serena, que revela uma constante motivação e perseverança que a faz continuar a competir, ultrapassando lesões e contratempos.
Apesar desta saída na primeira ronda, Serena Williams é mais do que capaz de voltar a vencer um Grand Slam, mesmo que não seja a favorita daqui em diante. Serena não vai participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio e vai certamente preparar-se para o seu torneio favorito, o US Open, onde pode igualar o record de Margaret Court, da tenista com mais Grand Slams ganhos.
Ricardo Martins
PT Sports
Paixão por desporto!
Comments