Uma nova época
Tenho muito gosto em anunciar que a primeira jornada da pre season da LPFA está concluída! Três jogos eletrizantes de bola oval neste último fim de semana deram início à época 2023-2024 no futebol americano português.
Comecemos com o duelo que representou a região norte do país. A "Legião" dos Braga Warriors digladiou contra os Mutts em território canino.
As duas equipas protagonizaram uma partida como era de se esperar: com grandes atuações defensivas. Escondidos dos holofotes (sem transmissão) os mandantes acabaram por levar a melhor contra Braga, tendo o jogo terminado no placar de 20x15.
Enquanto os Warriors focam agora na preparação para a época regular, a "Matilha" espera pela única equipa que teve bye week no torneio. Os Renegades vão a Cutamas em breve para jogar a primeira meia-final do Fundadores.
Seguindo para o lado sul, o segundo duelo da competição teve como equipa da casa os atuais bicampeões da LPFA, Cascais Crusaders, defendendo o mando de campo contra os cães mais jovens do FA português, os Lisboa Bulldogs.
Deixamos aqui desde já a crítica à falta de árbitros durante o pré-jogo. Com apenas dois juízes disponíveis, foram chamados um torcedor das arquibancadas e um jogador de outra equipa que estava em sua própria casa. Uma das Hot Takes dos fãs no último Sidelines já está 50% cumprida.
Quando o jogo começou, presenciamos mais um jogo de defesas, com os Crusaders começando melhor. As duas tentativas de conseguir o 1st downs nas duas primeiras campanhas iniciais dos Bulldogs foram falhas, e facilitaram a vida do ataque da equipa da casa, que deixou o jogo em 13x0 em dois drives.
O novo QB do coach Pillar, David Keogh, teve problemas com a pressão da DL adversária, principalmente por parte de João Branco, e com a falta de entrosamento com seus WR's. O nova-iorquino teve pouquíssimos treinos com a equipa antes deste confronto e demorou para "entrar" no jogo.
A partir do 3º quarto, as coisas começaram a ficar complicadas para Cascais (como se já não bastasse a torcida dos "Dawgs"). Keogh foi da água para o vinho e parecia jogar melhor sob pressão do que com o pocket livre. Lançou para dois TD's (Nuno Represas e Marcos Ramos) deixando o jogo em 14x13. Logo após, a defesa de Cascais veio com mais força e não deixou o ataque adversário progredir muito mais.
Já no 4º quarto, o drive do touchdown da virada dos Crusaders foi recheado de faltas defensivas, incluindo um pass interference "questionável" contra Anselmo Marcolino.
Com o placar de 19x14, os Bulldogs falharam em conseguir o TD da vitória no 2 minute warning, com mais um drive faltoso.
A grande atuação defensiva de Nicksson Brito não foi o suficiente para parar Matias Manuel, Salvador Bolzoni e Pedro Balle.
O ponto negativo do jogo foi a arbitragem, que teve erros lamentáveis para os dois lados, incluindo o PI mencionado anteriormente, três chamadas de roughing the passer mal marcadas e um bloqueio ilegal nas costas nos momentos decisivos do jogo.
Vale ressaltar que isto não tira o mérito da classificação dos Crusaders, pois souberam aproveitar melhor os erros e mostraram mais consistência no jogo como um todo.
Ao que tudo indica, Keogh não deve permanecer nos Bulldogs nesta época. O internacional tem planos de jogar em outros países europeus e aliviar um pouco do estilo de vida da Big Apple(fonte: Times New Roman).
Indo para o jogo do domingo, tivemos o "Derby de Lisboa". Devils e Navigators tiveram um jogo disputado na primeira metade, mas a defesa do coach Daniel Silva acabou por não conseguir segurar a conexão 7-Eleven ("always open"), que gerou dois TD's aéreos.
Para a surpresa de absolutamente ZERO pessoas, Jesuíno Furtado, A.K.A Juzz do it, A.K.A inspiração para o Michael Jordan usar a camisola 23, também cravou o dele.
O momento mais inusitado do jogo foi quando o jogador "Jacaré" Arruda foi ejetado após uma briga coletiva durante o confronto. Após o DT brasileiro entrar no vestiário, foi concluído que o jogador que deveria ter sido expulso do jogo era seu compatriota Filipe Franco (DE). Desta forma, Franco saiu de campo, Arruda voltou e recuperou um fumble para touchdown na jogada seguinte (loucura, não é? Bem vindo ao FA português). O jogo terminou com vitória dos Devils por 32x6 e teremos uma revanche da final da LPFA 2023 no lado sul do país.
Pelo bem da modalidade e pelo entretenimento dos adeptos, a equipa da PT Sports deixa seu apelo à FPFA para que os árbitros apareçam e que os jogos sejam organizados e anunciados atempadamente.
Que Hail Mary cuide do desporto e dos atletas!
Commenti