top of page
Foto do escritorPortugal Baseball

PT BASEBALL - GOING, GOING, GONE!

Do baseball e softball nacional


Esqueçam tudo sobre baseball em Portugal. Ou melhor, quase tudo...


Primeiro pergunto, a quem não sabe nada sobre a modalidade em Portugal: Sabiam que o baseball e softball já é praticado em Portugal, com competições regulares, desde 1993? Sabiam que Portugal já teve uma Selecção Nacional de baseball, e competiu internacionalmente? Sabiam que existe um campo de baseball permanente em Portugal? Provavelmente, não.


Em segundo pergunto a quem conhece a realidade da modalidade em Portugal: O baseball em Portugal está onde devia e pode estar, no panorama desportivo nacional? Acreditam que a modalidade está a evoluir em Portugal? Dão um contributo, dentro das vossas capacidades, para melhorar a projecção e qualidade do baseball e softball? Se acreditam que a resposta no parágrafo anterior é a que sugeri, então, porquê que o baseball não é mais conhecido, vivido, construído e desfrutado por todos?


Estas últimas perguntas, também são dirigidas a mim. E são de resposta complexa, que não acredito que haja alguém capaz de responder.


Na verdade todos os amantes em Portugal, deste jogo centenário, podem estar felizes. O simples facto de termos a oportunidade de jogar e desfrutar de baseball, num país intoxicado por fute-qualquer-coisa, é uma dádiva! Muito já foi feito em quase 30 anos de competições regulares. Destaco, a edificação da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol e a construção do campo de baseball em Abrantes. O que se alcançou até agora foi fruto do trabalho de pessoas dedicadas, algumas delas ainda envolvidas na modalidade, e que ainda muito vão contribuir.


No entanto, todos os envolvidos e adeptos de baseball querem mais, e justamente!


Então e agora, o que fazer? O que está a faltar? Por onde começar? Mais uma vez, são perguntas de resposta difícil. Dificuldade essa que está associada a diversos problemas já identificados. Um deles é a fraca comunicação por parte dos clubes e outros agentes. Outras passam por ausência de liderança e fraca ambição. Outros mais podem existir, mas pessoalmente identifico um como a origem de muitos outros: Desunião.


Acredito numa palavra: Agregar!


Começa por partilhar. Considero que todas as pessoas interessadas podem (e devem) contribuir para melhorar o baseball e softball, mas para isso acontecer é essencial que, os que conhecem melhor a realidade actual, partilhem. O seu conhecimento, os seus sucessos, os seus erros, a sua experiência. Partilhem!


Este é o first pitch que tem, e deve, ser dado!


Exorto-vos, a despirem os vossos egos e personagens, e a iniciarem um processo de construção de algo maior que vós. Algo que perdure e deixem às futuras gerações, Algo de que se orgulhem ao olhar para trás, e que o façam em conjunto, mostrando a todos que o baseball é mesmo um desporto diferente, até fora de campo.


Ricardo Martins

PT Baseball

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page