top of page
Foto do escritorPT Sports

PIPE MASTERS SUSPENSO?! PORQUÊ?!

A WSL (World Surf League) anunciou este Verão o recomeço da nova época, para este mês de Dezembro.


O circuito mundial de surf (WCT) é uma competição sem comparação no mundo do desporto. A edificação desta competição, masculina e feminina é uma odisseia, que sofreu tremendamente com a pandemia mundial. O circuito precisa da normalidade, não da nova normalidade, para poder operar, pois as são muitas as pessoas com necessidade de se deslocarem por todo o globo, de forma frequente.


Foi um momento feliz quando vimos o anúncio do novo formato da competição, que pela primeira vez iria iniciar-se no Hawaii, local onde tradicionalmente a época terminava.


Assim no dia 07 de Dezembro deu-se inicio ao WCT feminino no Maui Pro, em Honolua Bay. Após tantos meses de espera, podemos ver as melhores surfistas do mundo em acção, e parece que todas se mantiveram em forma. Não havia nenhum sinal de ferrugem!


Tudo corria bem, mas no dia seguinte chegou a noticia de um acidente envolvendo um tubarão e um surfista recreativo, exactamente em Honolua Bay. A decisão, lógica, da WSL foi suspender a competição. Infelizmente, a vitima do ataque acabou por falecer no dia seguinte.


A WSL já anunciou que a competição não será retomada em Honolua Bay, apesar de ainda não se conhecer onde irá ser retomada. O Maui Pro está nos quartos de final.


No dia 09 de Dezembro iniciou-se o Pipe Masters, a competição de abertura do WCT masculino. Após um dia de competição e alguns lay days, a prova foi suspensa devido a múltiplos casos de COVID-19, no staff da WSL, incluindo o CEO, Erik Logan.


A pergunta aqui é, qual é o plano de contingência para casos positivos de COVID-19 durante as provas? Suspender? Não sabemos, porque também como é habitual na WSL a comunicação para o público é "tímida". A WSL diz que a prioridade é manter a segurança de todos os envolvidos, de atletas a staff, certo, mas é preciso suspender a competição até quando?


Por todo o mundo, organizações retomaram, parcialmente e/ou com limitações, a sua actividade. No mundo do desporto várias ligas, campeonatos, clubes e atletas, também retomaram a sua actividade, debaixo de procedimentos que cisam a protecção de todos os envolvidos. Já houve jogos adiados, cancelados, competições alteradas, reduzidas, confinadas, etc.


A WSL diz que se preparou para conduzir o WCT em 2020/21, debaixo de procedimentos rigorosos. Apareceram casos positivos COVID-19 no primeiro evento. Suspendeu-se a competição. E agora? WSL desesperamos por saber!


Será que estavam realmente prontos para isto?


PT Sports

Paixão por desporto!

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page