O maior evento da vela competitiva, a America's Cup, entra na fase das decisões.
São barcos, mas parecem aviões. São veleiros, mas navegam mais rápido que o vento. São do século XXI, mas parecem ficção cientifica. São os AC75, monocascos com foils. e uma vela grande semi-rigida que funciona como uma asa. Uma maravilha da tecnologia. Resultado de investimentos superiores a $200M, e do envolvimento dos melhores designers e engenheiros navais do mundo.
Antes de chegarmos à America's Cup, temos que selecionar um challenger, que por sua vez tomará parte na regata propriamente dita. Assim o detentor do troféu, atualmente o Royal New Zealand Yacht Squadron, com a sua equipa Emirates Team New Zealand, tem que esperar para defender o mesmo, contra apenas um opositor, ou challenger. Essa equipa será selecionada pela Prada Cup.
Três equipas participam neste apuramento:
- Luna Rossa Prada Pirelli Team
- New York Yacht Club American Magic
- Ineos Team UK
Já foram realizadas regatas para ordenar os challengers, faltando agora uma meia-final seguida da final da Prada Cup. Team UK venceu todas as regatas do round robin e encontra-se já apurado para a final. Assim deixa a meia-final para ser disputada, à melhor de sete, entre Luna Rossa e American Magic, Itália vs EUA.
Durante o round robin o drama atingiu os americanos, que sofreram um acidente e viraram o seu barco no valor de milhões. Trabalharam dia e noite durante nove dias para reparar os estragos, e já está de volta à água.
As primeiras duas regatas são esta madrugada às 02h00, e pode ser visto no YouTube, em:
PT Sports
Paixão por desporto!
Kommentare