"Aussie rules football", ou na Austrália apenas "football", é o desporto rei, e a maior liga do mundo, a AFL, está a chegar quase ao fim.
Já a seguir temos as Preliminary Finals, que corresponde às meias-finais da liga. Assim, em dois jogos a eliminar, joga-se a passagem à Final. Frente a frente teremos as quatro melhores equipas da fase regular. Lutam por dois lugares na "Grand Final" onde o vencedor recebe o título de "Premiers", ou seja campeão da AFL.
Temos o renascimento de uma das mais apetecidas rivalidades da AFL, entre Port Adelaide e os Brisbane Lions. Ambas as equipas estrearam-se na liga em 1997, e desde cedo foram a benchmark uma da outra. Apesar da sua história ter bastante mais anos, pois Port Adelaide foi fundado em 1870 e os Lions resultam da união entre dois clubes, os Brisbane Bears e Fitzroy Lions, este último fundado em 1883, foram em 1997 os recém chegados à liga, e despertaram muita curiosidade.
Esta época, Port Adelaide e Brisbane Lions terminaram a época regular com os mesmos pontos, 56, mas o primeiro lugar foi para Port Adelaide, fruto da diferença entre pontos marcados e sofridos. Ambas as equipas têm aspirações a vencer a AFL este ano. Podemos, caso se qualifiquem, ter a reedição da Grand Final de 2004, onde se encontraram, e resultou a única Premiers de Port Adelaide.
Mas não podemos esquecer as outras equipas em competição. Os actuais campeões, Richmond Tigers, procuram a sua 13ª Premiers, e Geelong Cats a sua 10ª. Vamos conhecer um pouco melhor as equipas.
As equipas:
Port Adelaide Football Club - esta equipa celebra 150 anos de existência este ano, e um título de ´"Premiers" da AFL seria ouro sobre azul. Para já venceram a fase regular o que lhes dá o título de "Minor Premiership", e na primeira ronda das finals (ou seja, dos playoffs) venceram os Geelong Cats por 58-42. Apesar da longa existência, só competem na AFL desde 1997 e já venceram uma vez, em 2004.
Brisbane Lions - acabaram a época regular em segundo lugar, apesar de com os mesmos pontos do primeiro classificado, Port Adelaide. Entre 2001 e 2004 estiveram presentes em quatro Grand Finals, das quais conseguiram vencer três Premiers consecutivas. Em 2004 perderam a Grand Final para Port Adelaide.
Richmond Tigers - actuais Premiers, repetiram 3º lugar da época regular do ano passado e procuram repetir presença consecutiva na Grand Final Em 2019 conseguiram logo na primeira ronda das finals bater os Lions, já desta vez numa reedição desse encontro, a história foi diferente, e Brisbane deixou os Tigers a disputar uma repescagem, onde bateram St. Kilda sem dificuldade.
Geelong Cats - um dos clubes mais antigos do mundo, tendo sido fundado em 1859. Compete na AFL, antes conhecida como Victorian Football League, desde a sua génese, onde venceu o torneio inaugural em 1897. Desde então soma 9 Premiers e 18 presenças em Grand Finals. No ano passado conquistaram a Minor Premiership, mas foram eliminados nas Preliminary Finals pelos Richmond Tigers. A última presença na Grand Final ocorreu em 2011, quando conquistaram a sua 9ª Premiers.
A não perder, Preliminary Finals:
Port Adelaide vs Richmond Tigers
16 Outubro, 09h50
Brisbane Lions vs Geelong Cats
17 Outubro, 09h50
PT Sports
Paixão por desporto!
Comments